sábado, 19 de setembro de 2009

Cuidados e Manutenção


   
     Manter a flauta sempre limpa após cada uso. Antes de guardá-la no estojo, enxugar o seu interior, utilizando a vareta apropriada em cuja extremidade deverá ser colocado um pano absorvente(um lenço é o ideal). Cada parte deverá ser limpa separadamente.
     Ao limpar seu exterior deverá ter-se o maior cuidado de não se tocar nas sapatilhas para não danificá-las. Estas são feitas de uma rodela de feltro especial revestida por uma fina película denominada baudruche. Por essa razão jamais se deverão utilizar produtos químicos para polir. Deixe esse serviço para um profissional.
     Manter sempre limpo o orifício do bocal utilizando um cotonete embebido em álcool.
     Ao lubrificar as juntas e parafusos usar somente óleo de relojoeiro ou similar.
     Ocasionalmente, devido às condições atmosféricas, as sapatilhas podem aderir aos anéis causando um ruído desagradável. Para eliminá-lo deve-se utilizar uma pequena quantidade de talco, colocando sobre a superfície de uma tira de papel, e passá-lo sobre a face da sapatilha.
     Se apesar de todas essas precauções, as chaves continuarem a fazer muito barulho e as notas graves, principalmente, apresentarem dificuldade de emissão, é sinal de que as sapatilhas não estão mais vedando a contento. É chagado então o momento de enviar a flauta a um técnico.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar o blog, comente e expresse sua opinião

Gostou? Indique-nos

Visitas

Usuários Online

Falando em Flauta

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO