terça-feira, 22 de setembro de 2009

Teoria Musical Básica - Pauta

A pauta ou pentagrama é um conjunto de cinco linhas horizontais, paralelas e equidistantes (têm a mesma distância entre si) e quatro espaços.
 
 





Tanto as linhas como os espaços são contados de baixo para cima
 
 


As notas podem ser escritas nas cinco linhas e nos quatro espaços. A posição da nota na pauta indica a altura do som, quanto mais para cima estiver escrita a nota, mais agudo é o som e quanto mais para baixo estiver escrita a nota, mais grave é o som.


 


Mas existem notas mais agudas e notas mais graves que a pauta, para as escrevermos precisamos de linhas e espaços suplementares, são linhas e espaços que se acrescentam à pauta (acima ou abaixo) para escrever notas mais agudas (acima) e mais graves (abaixo) que esta.


 


As linhas e espaços suplementares são contados a partir da pauta, ou seja, à medida que se vai acrescentando. É muito raro acrescentar ao pentagrama mais do que cinco linhas suplementares quer inferiores, quer superiores.






Para quem ainda não conhece nada ainda de música, isto é o básico mesmo, aos poucos vou postando novos tópicos, espero que tenha ajudado



 



 

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Ajude-nos a melhorar o blog, comente e expresse sua opinião

Gostou? Indique-nos

Visitas

Usuários Online

Falando em Flauta

  ©Template Blogger Elegance by Dicas Blogger.

TOPO